Ações e estrategias contra as drogas

0

Na noite desta terça feira (14) na sede do CRAS (Antiga feirinha), foi realizado um evento onde foi promovido pelo CREAS(Centro de Referência Especializada da Assistência Social) com intuito de conscientização e prevenção sobre o USO DE DROGAS, tendo como parceria o projeto PROERD “Crack, tire essa pedra do seu caminho”, o qual tem a sua frente o coordenador Major Furtado PM e como palestrante, o 1º Sargento Marcos PM, juntamente com sua equipe com 03 (Três) jovens ex usuário de substância química (Drogas).

Após a mesa composta a psicóloga Drª. Simone Gomes fez uso da palavra agradecendo a mesa e frisou a importância da ação que tem por finalidade levar o conhecimento dos menores adolescentes nas escolas, comércios e nos bairros. Drª Simone disse também que essa ação foi a primeira de muitas, por que pretende combater não só as drogas lícitas e ilícitas como também abuso e exploração sexual infantil e do adolescente e enfrentamento de violência contra a mulher. Uma vez que o índice em NP está alarmante. E por conhecer o projeto da Policia Militar a Drª. Simone convidou SGT. Marcos para fazer parte da mesma e caminhar junto em prol de um Novo Progresso melhor.

O prefeito Ubiraci Soares (PSC) em seu pronunciamento cumprimentou a mesa e agradeceu a presença de todos e afirmou a importância de todos se unirem por um só objetivo. Onde é importantíssimo o apoio e a união da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e os demais órgãos, departamentos e Institutos envolvido nessa ação, disse ainda que não iria medir esforços para ajudar não só as ações do CREAS com também o projeto da Policia Militar PROERD.

Os demais que fizeram presente na mesa fizeram uso da palavra parabenizando e declarando apoio a ação.

Foram convidados na ocasião os adolescentes e familiares acompanhados pelo CREAS e CRAS e convidados que fazem parte da rede de proteção: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Ministério Publico, Poder Judiciário da nossa Comarca, CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, CAPS – Centro de atendimento Psicossocial, Instituto Edson Royer e Instituto Renascer que deu abertura com uma apresentação de uma peça teatral de adolescentes com o tema: “diga não as drogas”.

E seguida o SGT. Marcos apresentou o projeto com vídeos e explanação como funciona. Deixando bem claro que o primeiro passo é o usuário aceitar ajuda, a partir daí é feito uma triagem, entrevistas com o mesmo e com seus familiares, a equipe do SGT. fizeram depoimentos e relatos de suas vidas, como entraram e saíram do mundo do crime. Onde gerou varias perguntas e debates do publico presente.

No Brasil, o programa PROERD foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Aqui em Novo Progresso foi implantado em 19 de Março de 2015 no dia do aniversário da companhia e por não ter estrutura para alojar os pacientes buscaram ajuda em Guarantã do Norte na clinica Centro de Recuperação Coluna de Betel onde 1/3 dos pacientes é daqui do nosso município. Hoje o projeto já tem uma sede em nossa cidade na comunidade Santa Julia, a princípio para 30 pacientes masculinos e posteriormente femininos, ainda esta em fase de acabamento. Aqui vai funcionar como uma filial de Mato Grosso. O coordenador quer inaugurar o mais breve possível contando com ajuda da prefeitura, comercio e comunidade em geral.

E pra fechar com chave de ouro, foi servido um delicioso coquetel.

Por: Claudinho Leite

ASCOM/PMNP.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade