Turismo em Novo Progresso – PA

A história do turismo é tão antiga quanto à própria história da humanidade. Ao longo dos anos, o desenvolvimento da atividade turística passou a ser uma conotação quando as diversas formas de sustentabilidade, preservação do patrimônio natural e cultural e promoção do bem estar da comunidade.

O município de Novo Progresso possui inúmeros atrativos que podem se tornar uma atividade econômica rentável, gerando emprego, renda, oportunidades de negócios e divisas.

Temos o Rio Jamanxim que passa bem próximo da cidade, a cerca de 4 quilômetros do centro comercial.

Nessa localidade tem um balneário conhecido como Prainha, onde banhistas se divertem com as águas do rio Jamanxim, salão de eventos com musica ao vivo aos domingos e feriados servindo comidas típicas da região.

A utilização do balneário ocorre apenas no período da seca, entre junho e outubro, pois nos meses seguinte devido o período chuvoso ser extenso, o rio enche impossibilitando acesso aos banhistas no local.

No rio Jamanxim ainda se desenvolve o Turismo de Pesca, onde milhares de turistas locais e de municípios vizinhos se deslocam para praticar a pesca esportiva.

Nas proximidades da cidade, possui o Balneário Bambu (propriedade privada), que tem este nome devido ao grande número de bambuzais que antes existiam.

No local encontra-se um conjunto de piscinas naturais, formadas com a construção de represas, além disso, possuem quadras de vôlei, salão para eventos e jogos, chalés, tirolesa e tanques de piscicultura, servindo refeições com diversos paladares.

Na vicinal Celeste tem a cachoeira da pedreira (Propriedade privada), que também tem o nome devido ao grande número de pedras. Por ser uma propriedade partícula é fechado no período de seca e aberto ao publico por temporada para realização de eventos, ficando apenas acesso ao aeroporto que também é particular.

Outro segmento turístico que vem ganhando destaque no município de Novo Progresso é a inserção do Turismo Rural.

Nos registros do Departamento de Turismo do município estão cadastradas três fazendas que recebem mensalmente turistas, porém estão oferecendo atividades como visitação em ordenhas de vacas, plantações, fabricação de compotas, queijos e doces, hospedagem rural e outros.

Além disso, o município ainda abriga o Complexo Turístico formado pelos Dois lagos municipais, o Ginásio e Estádio de Esportes, o espaço para Eventos que recebem milhares de turistas nos principais eventos como Aniversário da cidade,  Réveillon, Carnaval e Páscoa.

A Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Trânsito e Turismo através da secretária está buscando desenvolver ações que ressaltem as atividades turísticas da região.

Pretende-se primeiramente qualificar a mão de obra local, ressaltando o crescente interesse da comunidade em participar dos cursos de formação e incrementar o Plano de Planejamento Turístico Municipal que já vem sendo desenvolvido no município.

Atualmente, não basta que a localidade tenha atrativos e belezas naturais e culturais, mas é necessário garantir que a introdução do Turismo contribua para uma melhor qualidade de vida para os munícipes.

Portanto, o que a Secretaria de Indústria, Comércio, Trânsito e Turismo pretendem é engajar a comunidade e os demais segmentos para traçar políticas de valorização do setor turístico do município de Novo Progresso.

Por: Claudinho Leite
ASCOM/PMNP.